HÍDRICO

O que é?

O projeto Hídrico procura analisar a viabilidade econômica de implementação de um processo de geração de energia elétrica a partir da água.

Quando fazer?

Indicadores que um projeto Hídrico é aplicável:

- Disponibilidade de um curso de água (rios);

- Incerteza sobre retorno de investimento do sistema.

Etapas de execução

1. Coleta e análise de dados: primeiramente, faz-se necessária as medições de potencial hídrico, que incluem a contratação de um topógrafo.

2. Dimensionamento: após, dimensionamos possíveis cenários de geração de energia, de acordo com a necessidade de abate do consumo que foi proposta pelo cliente.

3. Estudo sobre modelo de creditação da energia gerada: nesta etapa, definimos as burocracias que serão necessárias para o uso da energia elétrica gerada.

4. Estudo sobre conexão: esclarecemos os equipamentos necessários para a conexão da turbina na rede elétrica.

5. Pesquisa de mercado: com o sistema já dimensionado, determinamos as empresas do mercado que fazem a instalação mais próxima da configuração ideal do sistema.

6. Análise econômica: para descobrir o retorno de investimento dos cenários propostos, as seguintes variáveis serão levadas em consideração: investimento inicial, energia gerada mensalmente, preço do kWh, inflação, reajuste médio do kWh, taxa de depreciação do desempenho do sistema e ICMS.

7. Elaboração de relatório: para apresentar as soluções propostas e o passo a passo de implementação do projeto, elaboramos um relatório técnico de consultoria.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Empresa Júnior de Engenharia de Energia. ENEjr.

2019.