ILUMINAÇÃO EFICIENTE

O que é?

O projeto de Iluminação Eficiente procura analisar a viabilidade econômica de implementação de um projeto luminotécnico, que tem como objetivo eficientizar a iluminação de ambientes, assim como possivelmente reduzir os gastos de energia com luminosidade.

Quando fazer?

Indicadores que um projeto de Iluminação Eficiente é aplicável:

- Áreas que necessitam de uma ótima iluminação para maximizar a produtividade humana (locais com manuseio de máquinas, escritórios, etc);

- Ambientes em que ocorrem a visitação de clientes (mercados, lojas, etc);

- No geral, estabelecimentos que não tiveram a iluminação instalada orientada por um projeto luminotécnico.

Etapas de execução

1. Coleta e análise de dados: primeiramente, realizamos uma visita técnica para levantar a potência das lâmpadas já instaladas e identificar pontos de melhoria. Em casos em que o ambiente ainda está para ser construído, coletamos os dados necessários a partir da planta local.

2. Dimensionamento: através de software, dimensionamos a luminária, a potência e o tipo da lâmpada adequada para cada área, de acordo com as normas técnicas brasileiras de iluminação.

3. Pesquisa de mercado: com o dimensionamento, determinamos as empresas do mercado que fazem a instalação das lâmpadas mais próxima da configuração ideal simulada.

4. Elaboração de relatório: para apresentar as soluções propostas e o passo a passo de implementação do projeto, elaboramos um relatório técnico de consultoria.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Empresa Júnior de Engenharia de Energia. ENEjr.

2019.