• ENEjr

3 efeitos do COVID-19 no setor elétrico

Atualizado: Mai 4

Neste conteúdo você entenderá quais são os principais efeitos do novo coronavírus no setor elétrico e como obter uma possível redução de custo na fatura de energia.


Desde o surgimento do COVID-19 e sua caracterização como pandemia, os governos precisaram tomar decisões para diminuir sua intensidade. Então, a economia brasileira tem sentido os temores e consequências de uma recessão, causando danos a uma estrutura que vem tentando ganhar prosperidade.


Dentre os setores que mais foram afetados pela pandemia estão o turismo, construção civil e varejo, isso por que o alto fluxo de pessoas é intrínseco a eles.


Outro setor que foi afetado é o elétrico, que apesar de ser uma peça fundamental para o estilo de vida atual, vem sofrendo com as mudanças drásticas de consumo, necessidade de mudanças no pagamento e paralisação da construção de novos empreendimentos.


Os 3 principais efeitos sobre o setor elétrico são:


1. Redução súbita de consumo


As medidas adotadas pelo governo para a contenção do vírus ocasionaram uma redução forçada no consumo de energia elétrica do país, já que diversos setores pararam ou reduziram seu funcionamento subitamente.


Houve também um aumento no perfil de consumo residencial, porém este não compensou a redução.


Se você quer economizar energia elétrica de forma prática somente com pequenas mudanças de hábito, acesse aqui nosso post sobre o assunto.


Buscando acompanhar as mudanças durante a quarentena, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) realizou um estudo preliminar para trazer mais informações.


Figura 1 - Consumo de energia elétrica nos ambientes livre e regulado do país

Fonte: CCEE (2020)


Entre o dia 4 à 14 de abril houve uma redução de cerca de 16% no consumo de energia elétrica, não sendo contabilizado apenas o dia 10 (Sexta-feira Santa).


O estado mais afetado foi o Rio Grande do Sul, obtendo uma redução de cerca de 17%, Santa Catarina ficou logo atrás com 14%.


Sendo assim, evidencia-se que as distribuidoras foram pegas de surpresa nesse emaranhado de acontecimentos colocando a saúde financeira do setor em grande perigo. A principal ameaça além da redução do consumo é a inadimplência nos ambientes regulados e livres.


Figura 2 - Impacto da quarentena no consumo de energia dos principais setores de SC

Fonte: CCEE (2020)


Perante esses dados, é possível perceber mais precisamente em que contexto estamos e como será importante ter resiliência para progredir durante e após a crise.


Essa desaceleração pode servir como oportunidade para serem retomadas discussões de modernização do setor, bem como revisar sua regulação.


2. Aumento no nível dos reservatórios de hidrelétricas


Uma das consequências da redução de consumo de energia elétrica é a operação em menor escala de usinas hidrelétricas e consequentemente o aumento de seus reservatórios.


Portanto, a situação propicia uma folga para esta parte da matriz energética brasileira que vinha sofrendo com grandes períodos sem chuva.


3. Criação de medidas provisórias


A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) instaurou uma série de medidas que afetam o funcionamento de distribuidoras e a construção de novos empreendimentos.


As primeiras medidas renovaram o atendimento das distribuidoras focando na modalidade não presencial e garantem os serviços da empresa mesmo em caso de inadimplência.


Os leilões de geração e transmissão de energia que estavam agendados para 2020 foram adiados por tempo indeterminado, assim como alguns reajustes de tarifa de energia que estavam programados. Além disso, foi aprovada uma tarifa social que dá um desconto de 100% para até 220 kWh/mês no consumo de energia elétrica.


Portanto, constata-se que as distribuidoras, embora já venham sofrendo com a migração de consumidores no mercado cativo para para o livre e com o crescimento da geração distribuída, serão as empresas mais afetadas no setor, tanto com as mudanças internas quanto com a variação no consumo.


É interessante que as empresas comecem a pensar se sua fatura de energia realmente faz sentido para a situação atual, pois neste período de flexibilização podem estar perdendo dinheiro em algo que pode ser ajustado através de uma análise de fatura. Solicite uma análise de fatura gratuita aqui.


Para mais informações, entre em contato com a gente! Estamos sempre dispostos a fazer com que você, de fato, possa economizar energia elétrica.





86 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Empresa Júnior de Engenharia de Energia. ENEjr.

2020.

Araranguá, Santa Catarina