• ENEjr

como tornar seu empreendimento sustentável e economizar na conta de energia


Um dos grandes objetivos nas construções modernas é unir os belos designs com sustentabilidade funcional, ou seja, agradar os olhos e o meio ambiente.


Pensando nesse nicho, a ENE se especializou em projetos seguindo a tendência do mercado imobiliário e te ajuda a alcançar a sonhada “casa mais verde”.


Ficou curiosos sobre quais são esses projetos e suas inúmeras vantagens? Continue aqui que vamos te explicar!







Telhado verde

Compostagem

Captação pluvial
Geração Própria




telhado verde


Juntar sustentabilidade com arquitetura é um dos grandes desafios da arquitetura moderna. Esse conceito vai muito além de ter algumas plantas em casa ou uma horta na sacada.


Existem medidas que não só melhoraram a qualidade do ambiente, também te fazem economizar na conta de agua e conta de luz.

Um dos projetos mais modernos nesse conceito é conhecido como Telhado Verde.



O “eco telhado” é capaz de resfriar o imóvel pois impede que os raios solares incidam diretamente sob a estrutura, poupando assim o uso de ar-condicionado e ventiladores. Se combinados com uma pintura externa e interna em cores claras é ainda mais eficiente.

As vantagens não param por ai! É comprovado que a qualidade do ar ao redor dessas estruturas é consideravelmente melhor, melhorando a umidade e reduzindo as toxinas.



O Telhado Verde é de simples instalação e manutenção. Ficou interessado?





Compostagem




Já pensou em dar um novo destino para o lixo orgânico produzido na sua casa, adubar sua horta e ainda reduzir gases do efeito estufa?


Bom, isso é possível através da compostagem.


Esse é o processo natural em que microrganismos degradam a matéria orgânica, transformando-a em um material rico em nutrientes e fértil, o Humos.


Para fazer sua compostagem caseira, é necessário comprar (ou construir para quem prefere pôr a mão na massa) uma composteira que, por ter diferentes tamanhos, serve para casas, apartamentos, restaurantes e até indústrias. La, o processo de degradação ocorrera naturalmente dependendo de atenção uma vez por semana.


Pensando em começar a dar um novo destino ao seu lixo orgânico? Separamos um artigo que te explica mais sobre a prática!

O que é compostagem e como fazer - eCycle

Captação Pluvial


O sistema de captação pluvial é a solução moderna unindo economia de água e sustentabilidade.


A previsão da ONO é que, até 2050, dois terços da população sofram com a falta desse recurso indispensável.

Então, pensando em prevenir os novos empreendimentos imobiliários dessa possível escassez e ainda economizar na conta de água, o projeto é uma das grandes tendências nas novas construções.


MAS NÃO SE ENGANE, a instalação da captação pluvial é independente do ano em que o imóvel foi construído.


Ele consiste no recolhimento da água da chuva para usos de não consumo. Ou seja, lavar roupas, carros, aguar o jardim, entre outros inúmeros processos que gastam vários e vários litros de água.


Lembre-se, cada minuto de torneira ligada é proporcional ao valor da sua conta no final do mês.





Geração Própria



Qual a maneira de tornar sua casa mais verde se não gerando sua própria energia elétrica? Isso é possível a partir da instalação de painéis fotovoltaicos.


E quem disse que ser sustentável é caro? Na realidade, é possível reduzir sua conta de energia em até 95%.

Junte o moderno ao sustentável, faça um orçamento com a ENE.



Existem outros projetos que utilizam o sol como fonte de economia, como é o caso do Solar Térmico.


Em hotéis e casas que possuem piscinas, esse é uma opção certeira para reduzir a conta de energia. O projeto de solar térmico aquece os sistemas de água a partir da luz solar.


Conheça mais sobre os sistemas de geração própria através do sol aqui.



Eficiência energética não se limita a residências e comércios.


Qualquer imóvel que quer ser mais sustentável é passível de ser eficiente. Converse com um especialista e descubra a solução perfeita para você!