• ENEjr

Conceitos e curiosidades sobre análise de fatura


Embora pagar contas de energia não seja novidade para ninguém, existem muitos elementos informativos constados na fatura de energia da qual poucas pessoas possuem um entendimento aprofundado. Portanto, neste conteúdo iremos sanar possíveis dúvidas e esclarecer alguns tópicos para que você entenda melhor sobre seu próprio consumo de energia elétrica e fatura mensal.


· TARIFA DE ENERGIA

As tarifas de energia representam a maior parte da conta de energia consumida em seu estabelecimento, a mesma cobre todos os custos referentes à geração, transmissão e distribuição da energia elétrica e encargos setoriais.


· Bandeiras tarifárias

Com a finalidade de informar ao consumidor quando a energia está mais ou menos cara, as bandeiras tarifárias sinalizam o custo da energia gerada, provocando um acréscimo no valor da tarifa de energia dependendo das condições de geração de eletricidade. Este sistema é composto por três modalidades distintas de bandeiras: bandeira verde, amarela e vermelha, sendo esta última subdividida em patamar 1 e patamar 2. Para mais informações sobre o tema e para uma eventual análise de fatura gratuita, é só clicar no link a seguir e baixar nosso conteúdo completo sobre fatura de energia. clique neste link


· Grupos tarifários

Grupos tarifários são um conjunto de tarifas aplicáveis ao consumo de energia elétrica e demanda de potência ativas. Elas são definidas de acordo com o Grupo Tarifário que se divide entre grupo B e grupo A, sendo esse último, subdividido em Horo-sazonal verde e Horo-sazonal azul. Cada grupo e subdivisão possuem características distintas.


· TUSD, TUST e valor da fatura

TUSD e TUST são siglas que correspondem respectivamente à tarifa de Utilização de Distribuição e a tarifa de Utilização de Serviços de Transmissão. Portanto são tarifas pagas na compra da energia elétrica, com o propósito de remunerar o uso do sistema de distribuição e de transmissão. Esses tributos estão diretamente ligados ao valor cobrado na fatura de energia, que é calculado multiplicando o valor do consumo no mês pelo valor da tarifa de energia com impostos, sendo o total de impostos exibido no final da conta, no campo “Informações de Tributos”, nos itens ICMS/PIS/COFINS.

· PORQUE INVESTIR NA Análise de fatura

Após essa leitura ficou evidente que existem muitas informações dispostas na fatura de energia que raramente sabemos o que significam. No entanto, outra informação de pouco conhecimento é que é possível reduzir o custo mensal de energia elétrica a partir de um estudo mais aprofundado desses dados e medições na fatura de energia. Para isso, nós da ENEjr prestamos, além de muitas outras soluções, o serviço de análise de fatura, que se resume em uma análise minuciosa das faturas de energia do cliente buscando proporcionar possibilidades de geração de economia. Ficou interessado? Entre em contato conosco!


3,552 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Empresa Júnior de Engenharia de Energia. ENEjr.

2020.

Araranguá, Santa Catarina