• ENEjr

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Eficiência energética: tudo o que você precisa saber para confirmar que é favorável para a sua empresa ou casa.


  • Qual o significado de eficiência energética?

  • Motivos para investir?

  • Como tornar a sua empresa mais eficiente e sustentável?


O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?


O termo eficiência energética está relacionado com o uso consciente de energia, e visa obter um menor desperdício de energia dentro de indústrias e empresas.


Ganhou destaque há pouco mais de 45 anos, quando os países do oriente médio descobriram que o petróleo não era renovável, e devido a isso, houve a necessidade de criar e planejar reservas energéticas para o globo terrestre.


Com simples mudanças no nosso dia a dia podemos alterar o nosso consumo de energia para um mais eficiente e sustentável. Por exemplo, se você substituir uma lâmpada incandescente por uma lâmpada de LED, você estará otimizando a sua energia em até 90%.



BRASIL, ALIADO OU INIMIGO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?


Segundo a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas Brasileiras de Conservação de Energia), em um período de três anos (2014-2016) o desperdício de energia no Brasil custou R$61,7 bilhões para o país.


Fica evidente que o Brasil possui uma carência de investimentos quando o assunto é eficiência energética.

De acordo com o Instituto E+, o investimento nacional não chega a 50% do investimento feito por países europeus, esse é um dado preocupante, pois significa que seremos dependentes das hidrelétricas por um longo período.



DOIS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA INVESTIR


1 - Selo sustentável


Sua empresa poderá receber um selo sustentável.

Isso fará com que sua corporação seja vista com melhores olhos pela sociedade, e dessa forma, irá ganhar um maior destaque, e assim, mais clientes.


Ficou interessado em saber mais sobre selos sustentáveis? Clique aqui.



2 - Redução de custos


É claro que a quantidade de aparelhos elétricos vem aumentando em todos os setores de produção, e com isso, a tarifa de energia cresce de forma desenfreada, e por consequência, atinge o meio ambiente.


Ao investir em eficiência energética, você conseguirá reduzir os seus gastos de maneira exorbitante com energia elétrica, e isso lhe dará margem para investir em outros setores de sua empresa, e assim, ela se tornará mais sustentável.



AÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA ADERIR EM SUA EMPRESA


Contamos com atitudes simples até mais complexas para implementar ações de eficiência energética, nos tópicos seguintes iremos abordar algumas ações, assim você terá noção de qual se encaixa melhor no perfil da sua empresa.


Vale ressaltar que a ENEjr é uma empresa especialista em ajudar outras corporações a realizar ações de eficiência energética. Executamos projetos como: análise de motores, projeto solar térmico, projeto solar fotovoltaico, iluminação eficiente, carga térmica, dentre outros.


Ficou interessado em saber mais sobre cada projeto? Clique aqui


1 - Utilize sensores de presença nas luminárias


Os sensores de presença funcionam através de infravermelhos, ou seja, quando um funcionário entrar em um ambiente que tenha um sensor, a luminária irá ligar por um período de tempo, isso fará com que você reduza os gastos com energia, pois as lâmpadas não ficarão ligadas sem necessidade.


2 - Modernize seus equipamentos


É de conhecimento geral que, equipamentos antigos consomem mais energia do que equipamentos novos.


Supondo que sua empresa possua 6 motores, e dentre eles 2 são antigos, isso faria com que você tivesse gastos significativos no final do mês, ao fazer a troca desses 2 motores os seus gastos iriam diminuir, e dessa forma, você poderia utilizar o dinheiro da economia para investir em outros projetos para sua empresa.

Ter um controle maior do maquinário é essencial para uma empresa que tem o desejo de ser mais eficiente.


Mas o que significa isso?


Significa ter todos os equipamentos catalogados, planos de troca bem estabelecidos com base na idade e eficiência de cada equipamento e foco na manutenção preventiva (antes do problema acontecer).


Clique aqui para saber mais.


3 - Invista em sistemas de gerenciamento de energia

Os sistemas de gerenciamento de energia são ferramentas que permitem otimizar, monitorar e coordenar o desempenho energético.


O sistema disponibiliza dados de energia em tempo real, esse fator, faz com que você tenha um maior controle do uso da energia.


Existem diversos softwares para gerenciamento de energia, dentre eles, destacam-se: PowerHub e Webenergy.


Torna-se evidente que, a eficiência energética é de suma importância no meio corporativo e social, visto que, ela irá reduzir os seus custos, e também ajudará o planeta.


Tem interesse em executar um projeto de eficiência energética?


Nós da ENEjr faremos uma análise para a sua empresa, procurando a melhor e mais viável alternativa, fazendo com que você, de fato, reduza seus gastos e torne sua empresa mais sustentável.


Entre em contato com a gente e economize já!




105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Empresa Júnior de Engenharia de Energia. ENEjr.

2020.

Araranguá, Santa Catarina