• ENEjr

energia solar: o que devo saber?


TIRE SUAS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ENERGIA SOLAR!


Com o passar dos anos, é necessário investir cada vez mais em tecnologias que trazem economia para nossas vidas. Com energia solar não é diferente.

Além da economia, a geração de energia limpa é uma ótima alternativa para quem quer ajudar o planeta e se beneficiar com isso.

Porém, como toda nova tecnologia, existem muitas dúvidas a respeito dos painéis fotovoltaicos e pretendemos tirar algumas delas nas linhas abaixo!



COMO É FEITA A MANUTENÇÃO DOS PAINÉIS? PRECISO CHAMAR UM TÉCNICO?


Os módulos solares são produzidos de materiais com duração de 25 a 35 anos de geração de energia e exigem pouca manutenção, sendo necessária apenas em alguns casos. Recomenda-se a limpeza apenas com água, sendo feita de duas a quatro vezes por ano.



QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM SISTEMA ON GRID E OFF GRID?


Em resumo, o sistema on grid diferencia-se do off grid por conectar-se à rede pública e, dessa forma, não necessita de baterias para armazenar energia, fazendo com que a energia produzida em sobra seja enviada para a concessionária que retorna em créditos.

O sistema off grid é o contrário, ele não é conectado a rede elétrica e necessita de baterias para armazenar a energia produzida. Dessa forma, o primeiro se torna mais comum em regiões urbanas e o segundo, em áreas afastadas.


OS PAINÉIS PRODUZEM ENERGIA EM DIAS NUBLADOS OU CHUVOSOS?


Mesmo em dias nublados ou até mesmo de chuva, os módulos solares ainda vão gerar energia, porém em menor quantidade. Isso se dá ao fato da geração depender da incidência de radiação solar, que é reduzida em dias com muitas nuvens ou precipitação.

A única exceção se torna o período noturno, onde não temos raios solares.


AINDA RECEBO UMA FATURA DE ENERGIA ELÉTRICA CASO INSTALE ENERGIA SOLAR?


A menos que o seu sistema seja do tipo off-grid, você ainda receberá uma fatura da sua concessionária com a cobrança de iluminação pública e a taxa mínima que varia entre R$20,00 e R$70,00 dependendo do seu padrão de conexão.


POSSO VENDER O EXCEDENTE DE ENERGIA?


Na verdade não, mas você pode acumulá-los! Existe no Brasil um sistema de compensação de energia que faz com que o consumidor que tenha sua rede elétrica ligada à concessionária gere créditos com a mesma através do excesso de energia produzida pelos painéis. Saiba mais sobre Créditos de Energia Solar aqui.


SE ACABAR A ENERGIA NA RUA, O SISTEMA FOTOVOLTAICO CONTINUARÁ FUNCIONANDO?


Depende. Caso você não possua um no-break (dispositivo alimentado a bateria, capaz de fornecer energia elétrica a um sistema por um certo tempo) e o sistema fotovoltaico estiver conectado à rede, ele será desligado como nos outros locais.

Essa medida serve para evitar acidentes, pois o seu sistema pode enviar energia de volta para a rede, e isso faria com que as pessoas que atendem emergências sejam feridas por seus painéis.


PRECISO DE ALGUMA ADEQUAÇÃO NO SISTEMA ELÉTRICO PARA A INSTALAÇÃO DA ENERGIA SOLAR?


Na maioria dos casos, não é necessário realizar uma obra de grande porte para instalar um painel solar. A empresa contratada por você só precisará instalar os painéis fotovoltaicos e, posteriormente, conectá-lo à rede elétrica da sua casa/empresa.


PRECISO INSTALAR BATERIAS SOLARES NO MEU SISTEMA DE ENERGIA SOLAR?


As baterias apenas são necessárias para sistemas off-grid, uma vez que são não conectados à rede elétrica.

Em sistemas on-grid, as baterias são opcionais, mas são de pouca preferência devido ao seu alto custo.


QUANTOS PAINÉIS SOLARES PRECISO INSTALAR?


Não existe uma resposta exata. A quantidade de painéis e inversores varia muito dependendo da quantidade de energia utilizada, local a ser instalado, sombreamento, e entre outros fatores que serão dimensionados pela empresa contratada.

QUANTO UM PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICO CONSEGUE PRODUZIR DE ENERGIA?


A energia produzida pelo painel solar pode variar bastante. Tudo dependerá de alguns fatores importantes, sendo eles:

  • A potência dos painéis instalados;

  • O local onde o sistema foi instalado;

  • A orientação do painel;

  • A temperatura da região e muitos outros;

OS PAINÉIS SOLARES DANIFICAM O MEU IMÓVEL?


Durante o projeto, haverá uma avaliação da estrutura do telhado visando saber quanto de peso ele suporta, e também haverá a determinação da quantidade de módulos aconselháveis, ou seja, os painéis solares não danificam o seu imóvel.


Levando em conta os aspectos citados acima podemos concluir que existem diversos benefícios para aqueles que optam em usar energia solar, como a economia mensal e o retorno do investimento em médio e longo prazo, além da valorização do imóvel na hora de alugá-lo ou vendê-lo.

Ainda tem alguma dúvida?

Ficou interessado em produzir energia solar ou ainda tem alguma dúvida?

A ENEjr te ajuda a encontrar o melhor projeto e a melhor proposta.

Não hesite em falar com a gente!


20 visualizações0 comentário
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Empresa Júnior de Engenharia de Energia. ENEjr.

2020.

Araranguá, Santa Catarina