- ENEjr
Entendendo os horários de ponta e fora ponta
Atualizado: 11 de Fev de 2020
Com exceção dos sábados, domingos e feriados nacionais, há um período de 3 horas consecutivas que são definidas pela respectiva concessionária de cada localidade, o chamado “horário de pico” ou em termos mais técnicos “horário de ponta”, que é o período do dia que o consumo de energia elétrica tende a ser maior e consequentemente o valor da tarifa de energia elétrica e demanda também é maior. (Clique aqui e faça uma análise de fatura gratuita)
Isso ocorre (aumento nas tarifas) com o objetivo de preservar as linhas de transmissões, já que dessa forma, há um estímulo para que o consumidor, de fato, consuma energia elétrica durante os demais períodos do dia (horário fora ponta).
Então definindo os dois conceitos, temos:
Horário Ponta: Como dito anteriormente, o período de três horas consecutivas varia dentre as concessionárias, por exemplo:
Santa Catarina – Celesc – 18:30/21:30;
Paraná – Copel – 18:00/21:00;
Rio Grande do Sul – CEEE – 18:00/21:00;
Rio de Janeiro – Light – 17:30/20:30;
São Paulo – Eletropaulo – 17:30/20:30;
Pernambuco – Celpe – 17:30/20:30;
Minas Gerais – Cemig – 17:00/20:00.
Durante esse período o valor da tarifa de energia elétrica e demanda pode chegar a três vezes o valor cobrado normalmente (horário fora ponta).
Horário Fora Ponta: São as demais horas do dia que não englobam o período de ponta definido pela concessionária. Durante esse tempo, as tarifas de energia elétrica e demanda não sofrem nenhum acréscimo.
A ideia deste sistema, como já mencionado neste texto, é distribuir o consumo de energia elétrica dentre todas as horas do dia, com o objetivo de preservar as linhas de transmissões, que estão sujeitas a diversos problemas caso haja um enorme consumo de energia elétrica em um determinado horário (horário ponta).
ENEjr, e se não for possível parar o consumo durante essas três horas? Ou descolar as atividades para um outro período?
Fique calmo, temos algumas alternativas para você:
Troca de modalidade tarifária;
Instalação de gerador.
Mas não se preocupe, nós da ENEjr faremos essa análise para você, procurando a melhor e mais viável alternativa para nosso cliente, fazendo com que você, de fato, reduza seus gastos com energia elétrica. Então entre em contato com a gente, e economize já!