• ENEjr

Explicando a potência ativa, reativa, aparente e como isso pode te causar multa.



É muito provável que ao checar a fatura da sua empresa ou indústria você se deparou com um acréscimo chamado Fator de Potência, que aumenta o valor da sua conta. Mas porque ele existe e como evitá-lo? Vamos te explicar hoje como contornar essa multa.







O que é a Potência Ativa, Reativa e Aparente

Por que a multa de fator de potência acontece?

Como contornar esse acréscimo


O que é a Potência Ativa, Reativa e Aparente


Primeiramente, vamos explicar o que é o termo Potência. Pensando no conceito teórico físico, é o trabalho útil de determinada carga, em termos elétricos, é a energia consumida (em Watts).


Ao ligar um aparelho na tomada, ele sempre será acompanhado da potência ativa, ou seja, precisam de certa quantidade de energia para produzir trabalho, medida em KWh.


Em contrapartida, para que motores de corrente alternada funcionem, é necessário também que gerem campos elétricos e magnéticos ao seu redor, que não realizam trabalho útil, essa é a Energia Reativa. Ela também supre a perda de energia que ocorre no processo de transmissão e, apesar de ser necessária e indispensável, em excesso pode provocar superaquecimento, consequentemente, quedas de energia e necessidade de transformadores de maior capacidade.


Assim, o cobrado na sua fatura mensal é apenas da Potencia Ativa, ou seja, você não paga pela Potencia Aparente, que é a soma vetorial das duas e é ai que entram as multas...


Em uma comparação visual, temos:





Porque a multa de fator de potência acontece


Bom, como a Potência Reativa é uma necessidade dos equipamentos, as concessionarias de energia estipularam uma porcentagem máxima de consumo. É permitido um desperdício de apenas 8% do total da sua fatura mensal ou que o fator de potencia fique abaixo de 0,92, estipulado pela ANEEL.


Caso o percentual de energia reativa dos seus motores esteja extrapolando esse limite, a multa de Fator de Potencia aumentará o valor pago no fim do mês.


Sim, você além de estar usando mais energia do que precisa, ainda esta pagando a mais por isso.


Já parou para analisar sua fatura e ver se é esse o causador do seu aumento?

Se a resposta for não, deixa que a ENE faz isso por você!



Como contornar a multa




Para evitar o aumento da Potência Reativa, é necessário que:


- Os motores mais antigos sejam analisados e, se for o caso, trocados por novos.


Lembre-se, muitas vezes o barato sai caro e uma análise de motores te ajuda a economizar mais do que manter motores antigos.

- Fique atento em desligar transformadores e motores que estejam operando em vazio


- Instalação de supercapacitores por profissionais habilitados.


É melhor prevenir do que remediar!

Comece o ano de 2022 gastando o justo na conta de energia da sua empresa/indústria!



Gostou das dicas? Acompanhe a ENE pelo nosso Instagram oficial para muitas outras dicas de eficiência energética @enejroficial