• ENEjr

Por que fazer uma análise de motores?

Atualizado: 11 de Out de 2019



Não é de hoje que os motores elétricos fazem parte da maioria dos setores no mundo dos negócios de âmbito industrial, sejam eles, de pequeno ou grande porte, justamente por combinar vantagens da energia elétrica com baixo custo, simplicidade de comando, limpeza, versatilidade nas aplicações e suporte a diversos tipos de carga.


Dessa forma, é necessário conhecer o estado e as características dos seus equipamentos a fim de evitar gastos desnecessários, bem como aumentar a eficácia e a eficiência do seu negócio.

Aí surge a dúvida, como eu descubro se há a necessidade de uma análise de motores? Esta questão, se responde com outras quatro perguntas:


O papel dos motores é significante nos processos da empresa? Caso as resposta seja sim, a análise de motores é interessante para verificar se os motores em questão são os mais adequados, e também se faz sentido uma eventual troca, mudança na utilização, dentre outras possibilidades.


Quantos motores em média a empresa possui? Se a resposta for: tenho muitos, isto acarretaria em um difícil controle por parte da empresa sobre os motores, desta forma, há um grande risco deles estarem mal dimensionados em relação ao processo.


Qual a idade média dos motores? Se a resposta for: faz tanto tempo que nem lembro (15 a 20 anos), chega a ser intuitivo, e pura verdade, que motores antigos tem a tendência de apresentar uma menor eficiência com relação aos novos motores.


Quantas rebobinagens, em média, cada motor possui? Se a resposta for: achei que só rebobinar resolveria todos os meus problemas (mais de 2 ou 3 rebobinagens), pode indicar uma sobrecarga dos motores, dessa forma um dimensionamento adequado para a sua empresa é a melhor alternativa, a fim de evitar maiores danos no futuro, além de perdas na produção e consequentemente perda de dinheiro.


Se identificou com algum caso citado? É bem provável que a análise de motores faça sentido para você. Entre em contato com a gente, para saber como eficientizar a sua empresa.

85 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Empresa Júnior de Engenharia de Energia. ENEjr.

2020.

Araranguá, Santa Catarina