• ENEjr

Principais selos sustentáveis da construção civil brasileira

Os selos de sustentabilidade – conhecidos também como selos verdes - são certificados que compravam que a empresa utiliza métodos e processos sustentáveis na elaboração de um produto, e são utilizados até mesmo na construção civil. Mas afinal, por que aderir um selo sustentável?


Benefícios dos selos sustentáveis.


Ao aderir um selo sustentável a empresa passa ser vista com melhores olhos pela sociedade, isso faz com que ela ganhe um maior destaque e aumente seu número de clientes.


Segundo estudos realizados pela Tetra Park (Multinacional de origem Sueca), em pesquisa realizada com 6.500 pessoas e em 13 países no ano de 2017, 46 % dos brasileiros entrevistados buscaram os selos sustentáveis no momento em que decidiram realizar uma compra.


A motivação para a compra de produtos sustentáveis é a preservação do meio ambiente e a preocupação com as gerações futuras.

Principais certificações ambientais.


Vale ressaltar que existem inúmeros selos ambientais, sendo difícil citar todos aqui, mas trouxemos alguns que se destacam pela sua popularidade, sendo então tratados como principais.


Entre as principais certificações, destacam-se:


  • Leed: (Leadership in Energy and Environmental Design): possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operações das edificações, ou seja, é focado na eficiência energética das edificações;

  • Selo Casa Azul: foi criado pela Caixa Econômica Federal, possui a finalidade de avaliar a classificação socioambiental, e é destinado a propostas habitacionais que adotem soluções eficientes;

  • Processo AQUA – HQE: certificação internacional da construção sustentável que se baseia na metodologia francesa “HQE”. Esta certificação possui o objetivo de gerenciar o projeto do começo ao fim, isso é feito para que o produto final tenha o menor impacto ambiental possível.


Algo que gostaríamos de destacar é que a certificação varia de acordo com o setor que a empresa atua.


Como conseguir um selo sustentável?


Para conseguir um selo sustentável a empresa deve realizar um conjunto de ações dentro da corporação.


Primeiramente, você deve identificar qual o tipo de selo que se encaixa com o perfil da sua empresa, após essa etapa, verifique os critérios exigidos pelo selo de sua escolha, essas informações você pode conseguir no link que deixamos no tópico de “Principais certificações ambientais”.


Uma ótima opção que ajudaria na conquista de um selo sustentável seria investir em projetos renováveis, ao possuir um selo sustentável diversas oportunidades vão surgir para a empresa, além disso deve haver um fortalecimento da sua marca, esse fator faz com que a empresa aumente o lucro e reduza os gastos a longo prazo.


Nós da ENEjr, oferecemos serviços de consultoria para projetos renováveis, analisando a viabilidade com excelência e imparcialidade.


Nesses serviços construímos uma análise completa de dimensionamento e pesquisa de mercado.


Após ler este conteúdo você entendeu muitas questões envolvendo selos sustentáveis.


Se você tiver alguma dúvida ou quiser dar início a construção de um projeto entre em contato conosco. Entre em contato conosco por aqui.


Estamos sempre dispostos a fazer com que você, de fato, possa economizar energia elétrica.

16 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Empresa Júnior de Engenharia de Energia. ENEjr.

2020.

Araranguá, Santa Catarina