• ENEjr

Será a Energia Eólica o futuro do setor elétrico renovável brasileiro?

Sendo atualmente a segunda maior fonte de energia elétrica do país, muitos questionamentos surgem sobre os reais benefícios e malefícios da geração a partir da força dos ventos. Sendo assim, separamos e analisamos alguns pontos cruciais a fim de responder à pergunta: Será a Energia Eólica, dentro dos próximos anos, a principal fonte de geração de energia no Brasil?




Como funciona a energia eólica
Benefícios
Malefícios
O que não te contam
Reflita

Como funciona a Energia Eólica


Antes de discutir sobre a viabilidade de tal fonte, é importante saber como ela funciona. É uma fonte renovável que gera energia elétrica a partir da energia cinética gerada pelo movimento das pás do aerogerador. Porém, existem diversos equipamentos dentro da Nacela, “núcleo do aerogerador”, que conecta as pás à torre. Vamos conhecer um pouco dos principais equipamentos:





1) Multiplicador ou caixa de câmbio: É o responsável por aumentar as rotações lentas por minutos das pás, gerando assim mais energia cinética. Um conjunto de engrenagens é o responsável por acionar o gerador, rotacionando com rapidez suficiente o eixo de acionamento.

2) Gerador: a energia cinética a ele direcionada é transformada em elétrica pela produção

de campos elétricos. Funcionando na capacidade máxima, um típico gerador de turbina de 2 MW produzirá 2 milhões de watts de potência a cerca de 700 volts.

3) Mecanismos de giro: existem mecanismos de medição de velocidade e direção do vento acopladas na Nacela (anemômetros e aletas, respectivamente). Com esses dados, os mecanismos de giro conseguem mover as pás e a parte superior da turbina para que fique na posição de eficiência máxima. Também existem freios para evitar eventuais quebras e mal funcionamento em rajadas de vento.


Dentro da torre existem diversos cabos responsáveis por transportar a corrente elétrica gerada pelo gerador até a subestação mais próxima.

Para saber mais sobre as características mecânicas de um aerogerador, a ENE separou um link para você


Saiba mais sobre energia eólica aqui



Benefícios


Bom, se essa não tivesse várias qualidades, não teria a repercussão mundial que detém hoje. Começando pelo básico que coloca a energia Eólica no mercado das renováveis:


- Fonte de energia inesgotável (vento)
- Não gera resíduos (*****)
- Não emite gases poluentes

Agora, olhando nas questões mais profundas, tal meio não necessita de realocação da comunidade local, ou seja, diferentemente das hidrelétricas, que demandam uma grande área alagada para a instalação e a solar que necessita de uma grande área descampada, na Energia Eólica é possível manter áreas de agricultura e residências (mantendo o raio de segurança, claro!)

Além de ser um grande gerador de empregos na região que será instalada, tanto no momento da instalação quando para posterior manutenção. Vale lembrar que com uma manutenção preventiva, as turbinas eólicas não necessitam grandes reparos, afinal, existem sensores por ela toda que lubrificam as peças e as mantem girando.


Malefícios


Agora, olhando pelo lado que queremos evitar, todas as energias renováveis e limpas têm suas desvantagens e desafios constantes, que nos fazem ainda recorrer a fontes esgotáveis.

Começando pelo malefício de conhecimento geral:


- São regiões especificas que dispõe das condições adequadas de vento para a instalação e, mesmo assim, esse elemento da natureza não é controlado pelo homem, ou seja, não é constante.

Bom, assim como na energia solar e até mesmo no petróleo, não é possível que a geração de energia aconteça sem interrupções, existem inúmeros pontos como local, condição, temperatura, umidade... entre outros, por isso o estudo prévio é imprescindível.


Porém, vale lembrar que existem diversas formas de armazenar energia como em supercapacitores, baterias e flywheels.


Curiosidade: uma tecnologia de “armazenar vento” em rochas está sendo desenvolvida no Estados Unidos e pode ser a solução para essa diversidade.




- Produz impactos nas aves do local, pois em suas rotas de migração, não estão habituadas com os aerogeradores;


- É causador de poluição sonora. O barulho das pás cortando o vento produz um ruído constante, por isso a necessidade de as habitações mais próximas estarem a, no mínimo, 200m de distância das torres.


Existe uma eficiência máxima possível de se alcançar com as pás eólicas também. É impossível consumir toda a energia do vento, por isso, funcionando na melhor forma possível, o Cálculo de Betz diz que é possível converter apenas 59% da força do vento em energia cinética, nos melhores dos desempenhos, e, considerando as perdas no processo, a eficiência energética varia entre 35% a 45%.






O que não te contam


É muito discutido pelos órgãos governamentais e grandes investidores como instalar e manter um parque eólico; porém, já parou para pensar o que acontece quando desativam os mesmos?


Não existe nenhuma legislação ambiental ou mesmo projeto de lei que aborda o descomissionamento. Nesse ano, em Wyoming (EUA), 1000 aerogeradores de fibra de vidro (material utilizado antigamente) foram descomissionados após 25 anos de funcionamento.


****Qual o destino delas? Enterradas. Isso mesmo, cortaram cada uma das turbinas em 3 peças e as enterraram.

Não soa muito sustentável, né? Realmente, não é.


O material utilizado atualmente, na maioria das vezes fibras de carbono, é de mais fácil reciclagem; porém, as vibras de vidro são passíveis de reutilização, ou seja, dar nova vida a esse material. Enterra-las foi a solução “preguiçosa” que acontece quando não existe uma legislação vigente sobre o assunto. A BCC, rede de notícias americana, abordou o assunto com propriedade e para quem busca saber mais sobre a parte mascarada da Energia Eólica, vale a leitura.


Reflita


Assim, após analisar os pontos positivos e negativos, percebesse que grande parte dos “problemas” apontados são devido à falta de informação e planejamento tanto da população quanto das grandes organizações. Assim, para tornar o Brasil abastecido 100% por energias limpas e aumentar os 7% representantes da Energia Eólica, é importante pensar em todas as etapas do processo e divulgar além do conceito de “energia verde”.


A ENEjr vê sua sustentabilidade e eficiência como prioridade. Saiba mais sobre nossos serviços e reduza sua conta de luz AGORA.