• ENEjr

Seu investimento pode estar em risco!

Atualizado: Fev 11


“Gerar sua própria energia nunca foi tão simples”, ou “Economizar energia nunca foi tão fácil”, foram frases utilizadas neste mesmo blog, e que provavelmente vão ser reformuladas no próximo ano.


Tal mudança é devido a proposta para uma alteração do sistema no qual os consumidores podem gerar sua própria energia, por exemplo, com a utilização de painéis solares. Esta modificação das regras na geração distribuída, foi votada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no dia 15 de outubro de 2019.


Mas que tipo de mudanças irão ocorrer? Respondendo de maneira objetiva, vão ser aplicadas medidas que reduzirão os incentivos para a adesão destes sistemas, e caso for aprovada, a expectativa é que o prazo médio para que um consumidor residencial venha a recuperar seu investimento aumentará dos atuais 4 anos e meio para cerca de 7 anos.

(Clique aqui e faça seu orçamento de geração de energia solar)


E quais são estes incentivos? Na regra atual, podemos citar a isenção do pagamento de tarifas, por exemplo. E vale lembrar também, que quem já possui este sistema implementado, ou o instale antes da nova regra entrar em vigor, não sofrerá com estas mudanças.


O argumento utilizado pela ANEEL para a defesa desta alteração na regra da geração distribuída, seria de que os custos dos incentivos para quem gera a própria energia acabam sendo pagos depois pelos demais consumidores. Vale salientar, que a proposta ainda vai passar por consulta pública, podendo assim, sofrer alterações. O aumento do prazo para recuperação do investimento não será imediato. E que também, as mudanças irão atingir aqueles que aderirem a geração distribuída após a aprovação da mesma.


E para os consumidores que geram sua energia em um local distante do ponto em que consomem, a perda de atratividade do investimento será maior, devido as mudanças ocorrerem de forma mais rápida.


De maneira resumida, quem fizer parte da geração distribuída, vai notar que sua conta de luz ficou mais cara e que o prazo para se ter o retorno do investimento, vai ficar mais longo.


Então não perca tempo! Entre em contato com nosso time de especialistas na área de eficiência energética e geração de energia, os quais, com total imparcialidade, ajuda de professores doutores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e que lhe garantem uma completa segurança de investimento, irão desenvolver o projeto ideal para você, e ajudar você a de fato, economizar energia elétrica.

698 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Empresa Júnior de Engenharia de Energia. ENEjr.

2020.

Araranguá, Santa Catarina