• ENEjr

tarifa branca: uma nova maneira de economizar


Um dos principais vilões no orçamento da maioria das empresas é o gasto com energia elétrica. É claro que precisamos dela para cumprirmos nossos compromissos rotineiros com tranquilidade, mas será que podemos reduzir o custo da fatura de energia com a ajuda de um novo plano tarifário, juntamente com novos hábitos?


Logo abaixo, explicamos um pouco sobre a nova Tarifa Branca!



O que é a Tarifa Branca?


A tarifa branca é uma das opções de modelo tarifário que o consumidor pode aderir. Neste modelo, o preço a ser pago na fatura varia conforme os horários em que você mais utiliza energia.


Durante o dia, existem três horários em que os valores de tarifa são diferentes:


· horário de ponta (18h até 21h)

· intermediário (1 hora antes e 1 hora depois do horário de ponta)

· fora ponta (restante do dia)


*O horário exato depende de cada concessionária.


No horário de ponta, o valor a ser pago na tarifa pode chegar a 80% mais do que o valor cobrado normalmente. No horário intermediário, em média o valor é 10% maior que o convencional. No fora ponta, o valor pode ser até 20% menor que o normal.


Nos feriados e fins de semana, o valor cobrado no dia todo é sempre fora de ponta.


Qual a principal diferença entre a Tarifa Branca e as outras tarifas?


Na tarifa convencional do grupo B, paga-se apenas uma taxa para o dia inteiro. Nas faturas do grupo A, contrata-se certa quantidade de kWh mensalmente nos horários de ponta e fora de ponta.


Já na tarifa branca, existem espaços de tempo num dia em que o valor da taxa é menor ou maior que a normalmente cobrada.


Dessa forma, existem possibilidades de economia de custo conforme a sua rotina.


Quais seus benefícios?

A Tarifa Branca foi criada com o intuito de incentivar o consumo de energia elétrica no horário fora de ponta. Isso acontece porque a geração de energia na concessionária se torna mais barata nesse período. Assim, o "desconto" da produção elétrica é repassado para o consumidor através da tarifa, e esse economiza na sua fatura.


Vale ressaltar que, a Tarifa Branca não é recomendada se o consumo for maior no período de ponta e intermediário.


Como saber quando é melhor optar pela Tarifa Branca?


A Tarifa Branca é indicada para consumidores que utilizam energia em baixa tensão e que possuam a maioria do seu consumo focado no período fora de ponta. Ou seja, empresas que utilizam baixa tensão e finalizam o expediente antes das 18h são muitos indicados a esse tipo de mudança.


Vale lembrar que em finais de semana e feriados nacionais oficiais, todas as horas do dia são consideradas fora de ponta.


Você deve ser cuidadoso com o gerenciamento de seu consumo caso opte pela Tarifa Branca, visto que o horário em que você utiliza a energia é essencial para a economia na conta de luz. Se você não seguir esta dica, poderá pagar uma conta de energia maior do que pagaria na conta convencional.


Qual consumidor pode aderir?


O principal requisito para a mudança para a tarifa branca é a baixa tensão.


Dessa forma, os consumidores do grupo B ou grupo B optante são os livres para tentar a economia com uma nova tarifa.


Você sabe a qual grupo tarifário pertence? Caso não saiba, basta olhar na sua fatura, geralmente existe um tópico em sua fatura com o nome “grupo de tensão”, e fica localizado no canto superior direito ou esquerdo.


Contudo, existem grupos que não podem aderir à Tarifa Branca que são: Baixa renda de classe residencial, unidades consumidoras que façam uso do sistema de pré-pagamento e iluminação pública.


Por fim, se você conhece o perfil de consumo da sua empresa e a tarifa branca fez sentido para você, faça seu diagnóstico e ECONOMIZE AGORA!

Vale lembrar que, caso queira retornar para a tarifa convencional, a concessionária tem até 30 dias para realizar o serviço para você, e, se escolher tentar voltar à Tarifa Branca, existe uma carência de 180 dias que deve ser respeitada.


Tem interesse em migrar para a Tarifa Branca?


Não se preocupe, nós da ENEjr faremos essa análise para você, procurando a melhor e mais viável alternativa para nosso cliente, fazendo com que você, de fato, reduza seus gastos com energia elétrica. Então entre em contato com a gente, e economize já!